Você já ouviu falar em implantações de sistemas que não deram certo?

É possível que sim, é bem possível que sim!

Muitas implantações acabam se tornando complexas devido a vários fatores, e dentre eles estão:

1) Complexidade do Sistema

2) Complexidade dos Processos

3) Adaptação da equipe

O primeiro item, complexidade do sistema, não está diretamente relacionado a apenas ao software, pois muitas vezes é necessário ter o controle de várias áreas através de um único software, controles estes implementados através de sistemas ERP, que conseguem gerenciar todas as áreas deum negócio. Tornando o processo de implantação por vezes, naturalmente mais moroso do que o que esperado pelo cliente. O que realmente chama atenção e particularmente ouço relatos diários, é que este processo muitas vezes não é transparente para o cliente, compreendendo inúmeras etapas de implantação muitas vezes morosas e que não fazem sentido ao cliente. E aí não necessariamente o software é o vilão da história e sim o processo de implantação. Este processo, esta metodologia, varia de fornecedor para fornecedor, por isso a importância de saber a forma com que seu novo sistema será implantado.

O segundo item, complexidade dos processos, é relacionado ao nível de controle exigido pelo cliente, muitos controles relacionados a produção, controle orçamentário e financeiro, podem exigir mais do software inclusive acarretando em “customizações”, termo dado ao ato de modificar funções padrão de um sistema. Geralmente quando isso ocorre o processo levará mais tempo, tanto em implementação quanto em treinamento e testes.

Quanto ao terceiro item, adaptação da equipe, é intimamente relacionado ao primeiro tópico, pois dependendo da complexidade do software e aí se tratando diretamente de interface e usabilidade, o tempo de aprendizado dos usuários poderá variar bastante. E aí está a importância de ligar os pontos, quanto mais vantagens tivermos no sistema que está por ser contratado: boa usabilidade, processos simples e metodologia leve de implantação, maiores as chances de adaptações da equipe e certamente gerará mais benefícios para a Empresa cliente.

Quero que conheça um software de boa usabilidade e com implantação leve: www.alwiforbusiness.com.br

Willian Padilha

Bacharel em Sistemas de Informação, engenheiro de software, Diretor de Tecnologia e novos produtos.

Deixe seu comentário