Por que ter um sistema de gestão empresarial?

O tempo. Cada dia que passa – e o perdemos mais – ele se torna mais precioso e, nós, com imensa necessidade de otimizá-lo. Ainda mais que, dentro das empresas, o tempo significa, literalmente, dinheiro. Sempre que essa questão vem à tona, se busca formas de fazê-lo render e, hoje, nós trouxemos quatro motivos que mostram como um sistema de gestão otimiza tempo e contribui diretamente para o lucro e crescimento da empresa.

 

  1. Integração das áreas da empresa

O erro administrativo, por diversas vezes, está ligado a falta de visão geral e sucinta do administrador às diferentes áreas da empresa. A falta de integração inicia com as ferramentas usadas por cada setor, que muitas vezes, não são as mesmas.

Um sistema de gestão empresarial organiza as demandas de diferentes setores em um mesmo ambiente, possibilitando que se tenha uma visão melhor sobre eles e os processos da empresa, por exemplo. O resultado dessa organização impacta diretamente no próximo item: apoio à tomada de decisões.

 

  1. Apoio à tomada de decisões

Com uma visão ampla do que acontece em cada setor, é possível determinar qual receberá mais investimento, terá redução de custo ou melhoria de processos. As informações gerenciais que podem ser extraídas de um sistema de gestão embasam a tomada de decisão, para que essa seja mais assertiva.

 

  1. Aumento de lucro e redução de custo

Ter um sistema de gestão também é um diferencial competitivo, uma vez que permite mais eficiência operacional e possibilidades de relacionamento com os clientes. A redução de custos se dá com a melhor administração das áreas, que podem ter investimentos melhores aplicados e/ou reduzidos. E o lucro se amplia com as possibilidades de negócio, otimizações e ideias que surgem com a organização que abre espaço para novas execuções e processos mais lucrativos.

 

  1. Economia (real) de tempo

As horas que o seu pessoal perde com tarefas repetitivas podem ser otimizadas, permitindo que os colaboradores utilizem o tempo de forma mais produtiva e em ações que realmente gerem resultado. A equipe fica mais apta a concluir objetivos e se sente segura ao armazenar dados e cumprir os processos propostos.

 

Marina Severo

Analista de Marketing e Conteúdo

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