O que configura um método de desenvolvimento ágil?

A metodologia ágil de desenvolvimento, em software, é configurada por algumas variações: SCRUM e XP (Extreming Programming) são as mais comuns, na Al-Wi Tecnologia o SCRUM é aplicado ao desenvolvimento e é regido por rituais que garantem o acompanhamento mais apurado das atividades diárias do time e o mais importante, envolvendo o cliente em todas as etapas do desenvolvimento, a fim de, garantir ao máximo, que o que está sendo desenvolvido atende as necessidades do cliente. Confira 5 principais características do SRUM:

 

  1. O desenvolvimento de um software é dividido em etapas aqui consideradas SPRINTS de trabalho, a diferença entre Sprint e etapa, é que a Sprint obrigatoriamente deve ao seu final, gerar um entregável, algo que agregue valor e possa ser identificado pelo cliente; uma Sprint pode durar de 15 a 30 dias no máximo; 
  2. Papéis, no SCRUM existem papéis bem definidos, são eles: Product Owner, o dono do produto, representa a pessoa que mais tem conhecimento sobre a expectativa do cliente, o que ele pediu e espera que seja entregue ao final do projeto ou de uma Sprint específica, outro papel é o Scrum máster, ele é a pessoa capaz de garantir que todo o ritual do SCRUM seja seguido e, por fim, o time de desenvolvimento, quem não está como Scrum máster e P.O, faz parte do time de desenvolvimento, que tem como objetivo executar as tarefas que foram previstas numa Sprint;
  3. Outra característica é o fato de termos reuniões diárias de 15 minutos nem mais, nem menos, todos os dias num determinado horário fixo ocorrem reuniões, que tem objetivo de coletar informações do time de desenvolvimento sobre o andamento das atividades, sobre o que foi feito no dia anterior, e o que vai ser realizado no dia, são também identificadas nessas reuniões, situações de impedimento de tarefas e possíveis gargalos que devem ser solucionados pelo Scrum máster ou P.O do time.
  4. A equipe deve ser auto gerenciável, essa é uma das, senão a mais importante característica de uma equipe ágil, o time deve ter iniciativa, as pessoas não podem procrastinar uma tarefa, solução ou mesmo um impedimento, por isso as reuniões diárias, nelas, a equipe deve evidenciar o que há de bom, mas também medir diariamente o risco das tarefas que estão na Sprint, como as reuniões ocorrem diariamente, todo impacto do projeto é minimizado e impedimentos são facilmente identificados.
  5. Ferramentas de controle são essenciais para garantir o registro das tarefas e possibilitar o acompanhamento da evolução das mesmas, existem várias ferramentas no mercado, na Al-Wi tecnologia utilizamos o Redmine, um software livre que possibilita registro das histórias de usuário, bem como o registro das horas previstas e horas consumidas para cada atividade.

 

O desenvolvimento ágil tem ganhado muito espaço no mercado de desenvolvimento de software, bem como em outras áreas, como a entrega de produtividade é reconhecidamente maior do que em outras metodologias, chama atenção do mercado e agrega cada vez mais seguidores. Vale enfatizar que o cliente precisa estar no mesmo ritmo da equipe e disposto a acompanhar de perto o seu projeto, afinal, todos tem papéis importantes nesse processo e o cliente também tem suas responsabilidades.

Willian Padilha

Bacharel em Sistemas de Informação, engenheiro de software, Diretor de Tecnologia e novos produtos.

Deixe seu comentário