Integração de sistemas: O que é e como funciona?

Integração é a ação de fazer com que diferentes plataformas e ferramentas digitais consigam interagir entre si de modo automatizado. É fazer com que um dado em um determinado software, automaticamente seja enviado para outro sistema.  

Empresas devem garantir que os seus sistemas conversem entre si, de tal forma que setores diferentes possam trocar dados, serem mais produtivos e terem rotinas com um número de conflitos menor. Assim, as informações circularão com maior rapidez, tornando a execução de serviços mais ágil. 

A integração de sistemas é uma técnica que possibilita uma grande melhoria no desempenho e na organização das operações de um negócio. 

Para permitir que as soluções de TI sejam empregadas, pode-se implementar diversas técnicas. O uso de plataformas de cloud computing e APIs, por exemplo, simplifica a criação de interfaces de comunicação e amplia a capacidade da empresa escalar os recursos sempre que for necessário. 

Ao migrar os sistemas para a nuvem, terá mais segurança e confiabilidade. Facilita a distribuição de melhorias geradas automaticamente, uma vez que a troca de dados é feita em ambientes isolados.  

Já o uso de APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português), agiliza a adaptação de sistemas para um ambiente em que a troca de informações seja constante. 

As APIs podem ser implementadas facilmente, ampliando a quantidade de funções que um software possui e permitindo a criação de serviços com maior integração. 

Deixe seu comentário