Web 2.0 vs Web 3.0: Entenda a diferença e as mudanças da tecnologia

     A Web 2.0 inaugurou a era onde a web se definiu como um novo meio. Em vez de apenas sites estáticos que impeliam informações para os usuários, a Web 2.0 introduziu novas formas de interatividade. Conceitos como blogs se tornaram populares, e as redes sociais começaram a surgir com Friendster, MySpace e o Facebook.
     Uma série de tecnologias redefiniu a web de suas origens nascentes para a era Web 2.0. Entre eles está uma abordagem tecnológica conhecida como Ajax (Asynchronous JavaScript e XML). O Ajax foi popularizado pela primeira vez pelo Google Maps, o que mudou completamente a forma como a web funcionava. Ao invés de mostrar apenas um mapa plano e estático, o Ajax permite aos usuários do Google Maps ampliar, rolar e manipular a imagem do mapa. O uso do CSS (Cascading Style Sheets) é outra característica definidora da Web 2.0. No começo da web, desenvolvedores tinham que formatar páginas com tabelas, o que não dava muito controle. No início dos anos 2000, o CSS tornou-se mais comum, permitindo layouts de design complexos que mudaram a aparência da web. O que é a Web 3.0?
     Existe uma falta de clareza em torno do termo Web 3.0, também às vezes chamada de Web3, pois ainda é um espaço emergente muito vagamente definido. Há até debates sobre quando o termo foi criado.
     O termo Web 3.0 vai muito além dos conceitos da Web semântica defendidos pelo W3C e é mais frequentemente usado em referência a conceitos de alto nível, como a descentralização. Em vez das mesmas abordagens centralizadas de conectividade e dados que são a base da Web 2.0 e a Web 3.0 é construída sobre peer-to-peer e consenso baseado em algoritmos como base. Uma parte fundamental do consenso distribuído para a Web 3.0 vem na forma da tecnologia blockchain. Parte do impulso para a descentralização com a Web 3.0 também integra criptomoedas, que fornecem outra opção para pagamentos e transferência de valores. Além disso, o conceito de tokens não fungíveis (NFTs) fornece outra maneira de criar, gerenciar e possuir ativos usando a tecnologia blockchain.
     O uso de IA para permitir fluxos de trabalho, automação e experiência geral do usuário é outra marca fundamental do mundo emergente da Web 3.0. A IA ajuda a permitir a escalabilidade e o desempenho da própria web, além de alimentar novas formas de busca e interações inteligentes. Entenda a diferença entre Web2.0 e Web 3.0 O mundo da Web 1.0 era em grande parte estático e sobre fornecer informação.
     Com a Web 2.0, a web tornou- se dinâmica e social. Com a Web 3.0, a web ficará mais inteligente e distribuída do que nunca. Veja algumas diferenças entre a Web 2.0 e a Web 3.0:
Web 2.0: Cookies: O uso de cookies ajuda a rastrear usuários e fornecer personalização. Redes sociais: A web 2.0 inaugurou a era das redes sociais, incluindo o Facebook.
Web 3.0: NFTs: Os usuários podem obter tokens exclusivos que tem um valor específico atribuído a eles ou traz alguma forma de benefício. Blockchain: Web 3.0 faz uso da tecnologia de dados que sustentam o conteúdo e aplicativos da contabilidade imutável blockchain Web 2.0.
     A Web 3.0 poderá incluir um conjunto de novos padrões de internet que mudarão o funcionamento da web.
     E aí , como você acha que será o futuro da Web?

Deixe seu comentário